domingo, 21 dezembro, 2025
InícioGeralSaiba em quais regiões do Brasil o verão deve ter chuvas acima...

Saiba em quais regiões do Brasil o verão deve ter chuvas acima da média

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

O verão no Hemisfério Sul começa neste domingo (21) e segue até 20 de março de 2026. De acordo com a previsão divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação será marcada por volumes de chuva acima da média histórica em partes das regiões Norte e Sul do país, além de áreas pontuais do Nordeste e do Centro-Oeste.

Região Norte

A maior parte da Região Norte deve registrar chuvas acima da média, acompanhadas de temperaturas elevadas. As exceções são o sudeste do Pará e o estado do Tocantins, onde os volumes podem ficar abaixo do esperado. No Amazonas, centro-sul do Pará, Acre e Rondônia, as temperaturas tendem a ficar até 0,5°C acima da média histórica. Já no Amapá, Roraima e norte do Pará, os termômetros devem marcar valores próximos da normal climatológica.

Região Sul

No Sul do Brasil, a previsão aponta condições favoráveis para chuvas acima da média em todos os estados. Os maiores acumulados são esperados no sudeste e sudoeste do Rio Grande do Sul, com volumes que podem chegar a até 50 milímetros acima da média do trimestre. As temperaturas também devem ficar acima do padrão, especialmente no oeste gaúcho, com desvios de até 1°C.

Região Nordeste

A maior parte do Nordeste deve enfrentar um verão com chuvas abaixo da média climatológica. As áreas mais afetadas são a Bahia, o centro-sul do Piauí e grande parte de Sergipe, Alagoas e Pernambuco, onde os volumes podem ficar até 100 milímetros abaixo da média histórica. Por outro lado, o centro-norte do Maranhão, o norte do Piauí e o noroeste do Ceará podem registrar chuvas dentro ou acima do esperado.

Região Centro-Oeste

No Centro-Oeste, apenas o oeste do Mato Grosso deve ter chuvas acima da média. Em Goiás, a tendência é de precipitações abaixo do normal, enquanto Mato Grosso do Sul e o restante da região devem ficar próximos da média histórica. As temperaturas devem permanecer acima do padrão, com desvios de até 1°C em áreas centrais da região.

Região Sudeste

O Sudeste deve ter predomínio de chuvas abaixo da média durante o verão. Minas Gerais é o estado mais impactado, com previsão de volumes menores principalmente no centro do estado, Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Região Metropolitana de Belo Horizonte. As temperaturas devem ficar até 1°C acima da média histórica.

Reflexos em São Paulo e Rio Claro

No estado de São Paulo, o verão tende a ser marcado por períodos de calor intenso e chuvas irregulares, com volumes abaixo da média em boa parte do território. Em Rio Claro, a estação deve seguir esse padrão, com dias quentes, sensação de tempo abafado e ocorrência de pancadas de chuva típicas de verão, principalmente no período da tarde, mas sem expectativa de grandes acumulados prolongados.

Características do verão

Além das altas temperaturas, o verão favorece mudanças rápidas nas condições do tempo, com possibilidade de chuvas intensas em curto espaço de tempo, ventos fortes, descargas elétricas e queda de granizo. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas são influenciadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Já no norte das regiões Norte e Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal sistema responsável pelas precipitações.

Segundo o Inmet, os maiores volumes de chuva ao longo da estação devem ocorrer nas regiões Norte e Centro-Oeste, com acumulados médios entre 700 e 1.100 milímetros, áreas que concentram biomas como a Amazônia e o Pantanal.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias