Um cachorro idoso e cego chamado Choquito foi salvo de um afogamento por um piscineiro em Goiânia (GO). O caso aconteceu nesta semana e ganhou repercussão nas redes sociais após a divulgação das imagens do resgate.
O profissional responsável pela ação é Vinícius Orlando, de 38 anos, que trabalha com limpeza de piscinas há 15 anos. Ele chegou à residência de um cliente e percebeu que o animal estava no fundo da piscina, desacordado.
Vinícius retirou o celular e as chaves do bolso antes de mergulhar. Após retirar o cachorro da água, realizou massagem até que o animal voltasse a respirar. Segundo o piscineiro, o cão já não apresentava sinais de vida quando foi encontrado. Após cerca de dois minutos de manobras, Choquito reagiu e voltou a respirar.
Como ocorreu o acidente
De acordo com o tutor, Danilo Soares, Choquito caiu na piscina, que estava coberta por lona. Ele permaneceu nadando por aproximadamente 40 minutos, até se cansar e afundar.
O tutor não estava em casa no momento e acompanhou posteriormente as imagens pelas câmeras de segurança. Vinícius tinha a chave do imóvel e, ao notar a lona afundada, entrou e realizou o resgate.
Estado de saúde do animal
O cachorro foi levado ao veterinário, que constatou que não havia água nos pulmões. Exames complementares também foram realizados e confirmaram que o animal não sofreu complicações. Pouco tempo depois, Choquito já demonstrava comportamento normal e voltou a brincar.
Segundo Danilo, o cão perdeu a visão após complicações oftalmológicas e atualmente vive como animal de companhia da família.
Repercussão nas redes sociais
O vídeo do resgate circulou nas redes sociais e recebeu diversas manifestações de agradecimento ao piscineiro. Internautas destacaram a importância da ação rápida de Vinícius, que foi decisiva para salvar o cachorro.



