sexta-feira, agosto 8, 2025
InícioGeralPopulação de Rio Claro pode opinar sobre planejamento do município

População de Rio Claro pode opinar sobre planejamento do município

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

Sugestões ao plano plurianual podem ser apresentadas até o próximo dia 20

Moradores de Rio Claro têm até o próximo dia 20 para apresentarem sugestões à prefeitura na elaboração do plano plurianual (PPA) 2026-2029. “A consulta pública é aberta a todos os interessados e tem o objetivo de receber contribuições da população para a construção do futuro de nossa cidade”, afirma o prefeito Gustavo.

Para participar da consulta pública e oferecer sugestões basta entrar no site da prefeitura de Rio Claro (www.rioclaro.sp.gov.br) e acessar o ícone Orçamento Municipal. No formulário o participante irá colocar seu e-mail, o bairro em que mora e apresentar suas sugestões para saúde, segurança pública, educação, cultura e a outros setores.

Conforme explica a secretária municipal de Finanças, Maria Elisa Vitte de Souza, a consulta pública eletrônica do plano plurianual é uma oportunidade para que os cidadãos ajudem a definir as prioridades e investimentos para os próximos quatro anos em Rio Claro. “Essa participação fortalece a transparência e amplia a inclusão da sociedade no planejamento das políticas públicas”. ressalta.

As sugestões recebidas pela prefeitura serão apreciadas pelos responsáveis das pastas municipais e pelos técnicos envolvidos quanto a sua viabilidade, podendo ou não serem acatadas, alteradas e inseridas no projeto final das peças orçamentárias.

O plano plurianual é um planejamento estratégico de médio prazo que define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos. O PPA estabelece as prioridades do governo e orienta a aplicação dos recursos em projetos e programas voltados ao desenvolvimento do município, estado ou país.

O plano é elaborado no primeiro ano de cada governo e entra em vigor no segundo ano, permanecendo válido até o final do primeiro ano do governo seguinte. Esse modelo garante a continuidade das políticas públicas, permitindo que novas gestões deem sequência a projetos já planejados.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias