O escritor, jornalista, radialista, compositor e educador brasileiro José de Paiva Netto, presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), faleceu aos 84 anos, na madrugada desta terça-feira (7), no Rio de Janeiro.
Reconhecido por sua trajetória humanitária e empreendedora, Paiva Netto consolidou a LBV como um dos maiores movimentos de assistência social e educação do planeta, atendendo milhares de famílias em situação de vulnerabilidade. Sob sua liderança, a instituição tornou-se referência em Educação, Assistência Social, Comunicação e Atuação Humanitária, mantendo relação consultiva com a ONU há mais de 30 anos.
Visionário, foi o criador das pedagogias do Afeto e do Cidadão Ecumênico, que unem aprendizado intelectual e valores espirituais. Fundou, em 1989, o Templo da Boa Vontade, em Brasília — eleito uma das Sete Maravilhas da capital federal — e, em 2000, o Fórum Mundial Espírito e Ciência, iniciativa que promove o diálogo entre fé e conhecimento científico.
Autor de diversos livros traduzidos para mais de 25 idiomas e em braile, Paiva Netto ultrapassou a marca de 10 milhões de exemplares vendidos, além de ter colaborado com grandes veículos de imprensa, como Folha de S. Paulo, Jornal de Brasília, A Tarde e revista Manchete.
Ao longo de sua vida, recebeu importantes homenagens, entre elas a Medalha do Centenário da Academia Brasileira de Letras, o título de Comendador da Ordem do Rio Branco, o Mérito Aeronáutico e a Medalha do Pacificador. Era membro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Fenaj e da União Brasileira de Compositores (UBC).
Paiva Netto deixa a esposa, Lucimara Augusta, e os filhos Pedro, José Eduardo, Iraci, Tatiana, Alziro e Emmanuel Adolfo, além de noras, genros, netos, bisneto, familiares e amigos.
As homenagens ocorrerão nesta quarta-feira (8), em São Paulo, em cerimônia aberta — local ainda será definido.
Mais informações:
Biografia completa: paivanetto.com/pt/biografia-de-paiva-netto
Documentário: YouTube – Paiva Netto
Contato para imprensa: (11) 97240-9165 | [email protected]
O Grupo Rio Claro manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de José de Paiva Netto e expressa suas condolências aos familiares, amigos e colaboradores da Legião da Boa Vontade, desejando força e conforto neste momento de dor.