terça-feira, julho 1, 2025
InícioGeralPromotoria de Rio Claro vai investigar condições de segurança da barragem de...

Promotoria de Rio Claro vai investigar condições de segurança da barragem de Corumbataí

FIQUE ATUALIZADO

Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real ( clique aqui)

Inquérito visa a respaldar atuação preventiva do MPSP

O promotor de Justiça de Rio Claro Gilberto Porto Camargo instaurou, nesta quinta-feira (30), um inquérito civil para levantar informações sobre a segurança de uma barragem situada no município de Corumbataí, classificada com dano potencial médio, visando a respaldar a atuação preventiva do MPSP.

O inquérito foi instaurado depois que chegou à Promotoria de Justiça de Rio Claro, por meio de um e-mail encaminhando pelo Centro de Apoio Operacional Cível, a relação das barragens interditadas no Estado de São Paulo, dentre elas uma no município de Corumbataí.

No entendimento do promotor, o problema noticiado carece de investigação e adoção de medidas necessárias para a proteção ao meio ambiente e à segurança da população. Camargo vai verificar a elaboração pelo empreendedor de Plano de Segurança da Barragem, acompanhado de Plano de Ação de Emergência, instituídos por lei, que constituem instrumentos de garantia do funcionamento regular e seguro desses empreendimentos.

Segundo ele ressalta no inquérito, a ausência dos instrumentos mencionados expõe as comunidades locais a riscos, uma vez que ficam desprovidas de ações públicas de prevenção, mitigação e preparação a ameaças de rompimento, vazamento, infiltração no solo ou mau funcionamento da barragem.

Ministério Público

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias