Reunião na quinta-feira foi considera de pleno sucesso
O município de Rio Claro realizou quinta-feira, 31, reunião sobre o Projeto Unesco Geoparque Corumbataí, que contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas e foi considerada pelos organizadores evento de pleno sucesso.
“De todas as reuniões que temos realizado, desde o início do processo, esta foi a que teve mais pessoas e entidades participando”, destaca Alexandre Perinotto, coordenador do Projeto Geoparque.
Reuniões estão sendo promovidas pelo Comitê Científico do Projeto Unesco Geoparque Corumbataí em cada um dos nove municípios que compõem o projeto: Analândia, Charqueada, Cordeirópolis, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes.
A reunião teve o objetivo de levar ao conhecimento do Poder Público e, principalmente, à comunidade de cada município, a grandeza natural, histórica e cultural existente no território.
“Rio Claro reconhece a importância deste projeto. Vamos trabalhar para que possa se consolidar. Neste sentido, pretendemos tratar do assunto de maneira conjunta na Região Metropolitana de Piracicaba”, anunciou o prefeito Gustavo na reunião de quinta-feira.
De acordo com Alexandre Perinotto, os próximos passos compreendem a continuidade das visitas às demais cidades do geoparque para completar a lista de obrigações perante a Unesco e, depois, enviar o processo para o Ministério das Relações Exteriores.
Se o processo for aprovado pela Unesco, o Geoparque Corumbataí permanece por dois anos como geoparque aspirante e, se aprovado nesse tempo, passará a compor a Rede de Geoparques Mundiais da Unesco, com todos os benefícios que este selo proporciona.
Os Geoparques Globais da Unesco são territórios onde locais e paisagens de grande importância geológica internacional são geridos com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável, tendo no turismo integrado regional a sua mola propulsora.
Quem quiser saber mais sobre o assunto pode acessar o site https://geoparkcorumbatai.com.br/ ou enviar e-mail para mailto:[email protected] informando que gostaria de entrar em contato com o projeto Geoparque Corumbataí.
Também participaram da reunião de quinta-feira os vereadores Éric Tatu, Ananias do Espetinho e Julinho Lopes, os secretários municipais Leandro Geniselli (do Meio Ambiente), Guilherme Pizzirani (do Turismo) e Bruno de Oliveira (do Planejamento), a superintendente do Arquivo Municipal, Mônica Ferreira, a promotora pública Mariana Fittipaldi, Ivan Carneiro Castanheiro, do Gaema de Piracicaba, representantes da Acirc, Aerc, Unesp, USP, Unicamp, Senai, Senac, Ariobar, Crea, Fundação Florestal, Rotary, escoteiros, e representantes dos municípios de Corumbataí e Cordeirópolis.