sábado, 22 novembro, 2025
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Rio Claro terá ação especial do Procon-SP durante semana da Black Friday; atendimento ocorre dias 27 e 28

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O Procon-SP realizará uma ação especial de orientação e atendimento presencial aos consumidores durante a semana da Black Friday. As atividades ocorrerão na Capital, interior e litoral, com apoio de Procons municipais de pelo menos 80 cidades. Em Rio Claro, o atendimento será nos dias 27 e 28, no Jardim Público.

A iniciativa envolve especialistas em defesa do consumidor, que vão esclarecer dúvidas e registrar reclamações relacionadas às promoções do período, considerado um dos principais eventos do varejo. Ao todo, 67 cidades estão divulgando materiais do Procon-SP, e dezenas terão atendimento presencial, incluindo ações em shoppings, estações de transporte e espaços públicos.

Na Capital, equipes do Procon-SP e do Procon Paulistano estarão em diferentes estações do Metrô e da CPTM entre os dias 24 e 28 de novembro. O Procon Móvel ficará na Avenida Paulista, em frente ao Parque Trianon, no mesmo período.

No interior, os atendimentos ocorrerão em Marília, Jaú, Botucatu, Jundiaí e Jacareí, em datas e horários definidos entre 24 e 28 de novembro. O objetivo é orientar consumidores sobre cuidados com compras promocionais, reforçar direitos e reduzir o número de problemas.

Ferramentas e ações de apoio

O Procon-SP disponibilizou um atalho em seu site para facilitar o registro de reclamações específicas da Black Friday, agilizando o tratamento das demandas.

A área de estudos e pesquisas da instituição também realiza a consulta “De Olho na Black Friday! O que pensam os consumidores sobre preços e promoções”, que busca identificar hábitos e percepções sobre o comportamento de compra.

No dia 25, às 14h, será oferecida uma palestra virtual sobre direitos do consumidor durante a Black Friday. As inscrições podem ser feitas até 24 de novembro no site do Procon-SP.

Nas redes sociais, o órgão divulgará orientações sobre pesquisa de preços, cuidados com ofertas, verificação de empresas e procedimentos em caso de problemas. Um folder com instruções será distribuído nos atendimentos presenciais e nos Procons municipais conveniados.

Ações com fornecedores e fiscalização

O Procon-SP encaminhou cartas de recomendação para as dez empresas com mais reclamações na Black Friday de 2024, reforçando diretrizes como transparência nas ofertas, aplicação correta de descontos, cumprimento de prazos e prevenção a fraudes.

Equipes de fiscalização monitoram sites do varejo para identificar possíveis ofertas enganosas. Durante a semana do evento, haverá inspeções presenciais em lojas de diversas regiões do estado. Empresas que desrespeitarem o Código de Defesa do Consumidor poderão ser penalizadas.

Cidades com ações presenciais

Entre os municípios com atendimento durante a semana da Black Friday estão Araras, Barretos, Bebedouro, Botucatu, Ituverava, Jundiaí, Praia Grande, Presidente Epitácio, Rio Claro, São Carlos e Votorantim.

Em Rio Claro, o atendimento será no Jardim Público, nos dias 27 e 28 de novembro.

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