A partir desta quarta-feira (21), a Rodovia Washington Luís (SP 310) passará por uma nova fase de obras que impactará o tráfego na região de Rio Claro. A concessionária Eixo SP dará início à implantação de um sistema de pesagem em movimento (WIM) para caminhões no km 180+500, nas proximidades da praça de pedágio, sentido interior.
O projeto, que havia sido adiado na semana passada por questões técnicas, será executado em duas etapas, visando minimizar os impactos no fluxo de veículos. O local da obra possui pista dupla com três faixas de rolamento e acostamento, onde a plataforma de pesagem será instalada nas faixas 2 e 3.
Na primeira etapa, a faixa 3 e o acostamento serão interditados para a fresagem do asfalto e posterior implantação de armação e concretagem do pavimento. Esta fase das obras deve durar sete dias, com o fechamento dessas áreas em sistema de 24 horas.
A segunda etapa do trabalho envolverá o fechamento das faixas 1 e 2, com o tráfego sendo redirecionado para a faixa 3. Assim como na fase anterior, as intervenções também devem durar sete dias, com interdições contínuas.
Durante as obras, haverá também a interdição da alça de acesso da SP 191 (Rodovia Wilson Finardi) para a Rodovia Washington Luís, afetando motoristas que vêm do sentido de Araras. Como alternativa, os condutores poderão utilizar as demais alças do dispositivo que conecta as duas rodovias.
Para garantir a segurança e orientar os motoristas, o local das obras receberá reforço na sinalização durante todo o período de interdições.
A tecnologia WIM (Weigh In Motion) já foi implantada pela Eixo SP em junho de 2022 no trecho de Corumbataí, na mesma rodovia. Esse sistema permite a pesagem de caminhões em movimento, proporcionando mais segurança e agilidade ao trânsito. Apenas os veículos com excesso de carga ou outras irregularidades serão direcionados ao posto de pesagem para verificação detalhada.
O sistema conta com pórticos equipados com câmeras capazes de identificar placas de veículos, leitoras de tags de radiofrequência, scanner laser e câmeras panorâmicas. Os sensores instalados no pavimento detectam o peso bruto total, peso por eixo, classificação do veículo e suas dimensões, garantindo a precisão e eficiência do processo.