quinta-feira, julho 31, 2025
InícioGeralSupermercado de Rio Claro incentiva a redução de sacolas plásticas

Supermercado de Rio Claro incentiva a redução de sacolas plásticas

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

Proposta incentiva a redução no consumo de sacolas plásticas com sorteios mensais para clientes conscientes

Divulgação

Em uma iniciativa que alia conscientização ambiental e valorização do cliente, o Pantoja Supermercado deu início à campanha “Amigos do Meio Ambiente”, que busca incentivar o uso de sacolas reutilizáveis e reduzir a dependência do plástico descartável. A ação está em vigor nas duas unidades da rede em Rio Claro (SP) e já tem movimentado os corredores com uma proposta simples, mas de grande impacto.

A mecânica é direta: ao realizar compras em qualquer loja do Pantoja, o cliente que trouxer sua sacola retornável ou carrinho de feira recebe um cupom para participar de um sorteio mensal de R$ 500 em vale-compras. O objetivo é estimular práticas sustentáveis por meio de recompensas, criando um ciclo positivo entre consumidor e meio ambiente.

A proposta surge em meio a um cenário preocupante: o Brasil descarta 11,3 milhões de toneladas de plástico por ano, segundo a World Wildlife Fund (WWF). As embalagens de uso único, como sacolinhas plásticas, são as principais vilãs, do total de 400 milhões de toneladas de plásticos produzidos no mundo a cada ano, 158 milhões de toneladas são de recipientes. Muitas dessas peças levam até 1.000 anos para se decompor, fragmentando-se em microplásticos que contaminam o solo, os rios e os oceanos.

Diante desse panorama, o Pantoja decidiu agir localmente para fazer a diferença. Para a diretora da rede, Rosana Pantoja, a campanha é mais do que uma ação promocional: é um compromisso com o futuro. “Ao incentivar o uso de sacolas retornáveis, estamos contribuindo diretamente para a redução de resíduos plásticos que poluem nosso planeta. Uma sacola plástica leva séculos para se decompor e compromete tanto os ecossistemas quanto a saúde humana. Ao mesmo tempo, premiar quem adota práticas mais sustentáveis mostra que pequenas atitudes têm grande impacto. É um ganho triplo: para o meio ambiente, para nossos clientes e para a comunidade”, afirma Rosana.

A idealização da campanha foi conduzida pela agência A21 Comunicação. Para a responsável pelo projeto, Angela Amaral, o posicionamento do supermercado é essencial. “O supermercado é um dos principais pontos de circulação dessas sacolas plásticas. Começar por eles e transformar esse hábito é um exemplo importante para toda a comunidade. É preciso assumir um posicionamento, porque o que hoje é visto como praticidade, como usar a sacolinha de supermercado para o lixo, na verdade se transforma em um resíduo que não se decompõe e que contamina o meio ambiente. Essa conscientização sobre o descarte adequado é urgente, e as empresas precisam puxar esse movimento”, reforça Angela.

A campanha “Amigos do Meio Ambiente” segue por tempo indeterminado e é válida para todos os clientes que apresentarem sacola reutilizável ou carrinho de feira no momento da compra. Os sorteios são realizados mensalmente nas duas lojas e os vencedores ganham R$ 500 em vale-compras.

Com essa iniciativa, o Pantoja Supermercado reafirma sua identidade como empresa 100% rio-clarense, atenta às necessidades do presente e comprometida com a construção de um futuro mais sustentável.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias