A turbidez do rio Corumbataí apresentou nova redução nesta terça-feira (25), permitindo que o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) ampliasse para 75% a operação da Estação de Tratamento de Água “José Crespo” (ETA 2), responsável pelo abastecimento das regiões Leste, Oeste, parte da região Sul e do distrito de Ajapi, em Rio Claro (SP).
A melhora ocorre devido ao processo natural de autodepuração, em que o próprio corpo d’água promove sua recuperação após períodos de maior carga orgânica. Segundo o Daae, mesmo com o aumento da capacidade operacional, ainda pode haver baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento em imóveis sem caixa d’água nessas regiões.
A expectativa da autarquia é retomar 100% do funcionamento da ETA 2 até o fim da tarde desta terça-feira, desde que a turbidez do rio retorne aos níveis considerados adequados para captação e tratamento.
O Daae reforça que medidas como a redução temporária da operação são adotadas por diversos municípios em situações de turbidez elevada. A orientação é para que a população mantenha o uso consciente da água, priorizando higiene pessoal e alimentação.
A turbidez elevada registrada na segunda-feira (24) foi causada pelo grande volume de chuvas do fim de semana, o que aumentou a presença de matéria orgânica e barro no ponto de captação do rio Corumbataí.



