O último final de semana de 2024 será de tempo instável em grande parte do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A formação de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a partir desta sexta-feira (27), deve trazer dias consecutivos de chuva, especialmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte da Amazônia.
A meteorologista Maitê Coutinho alerta para os impactos: “A ZCAS provoca volumes consideráveis de chuva, que podem causar alagamentos e deslizamentos, especialmente no Sudeste, onde os efeitos devem ser mais significativos até segunda-feira (30).”
Previsão por regiões:
•Sudeste: Tempo nublado e chuvas persistentes, com maior intensidade em áreas urbanas e regiões de risco.
•Norte: Pancadas de chuva com trovoadas isoladas, especialmente na Amazônia.
•Nordeste: Chuvas isoladas no litoral do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. O interior segue quente e seco.
•Sul: Instabilidade no Paraná e no Rio Grande do Sul, com possibilidade de tempo firme no interior no fim de semana.
São Paulo em alerta
Na capital paulista, o solo encharcado mantém o risco de alagamentos e deslizamentos. A Defesa Civil estadual emitiu alerta devido aos altos volumes de chuva previstos para diversas regiões, incluindo a capital, Litoral Norte e Vale do Paraíba.
Temperaturas na capital devem variar entre 20°C e 26°C até sábado (28), com chances de chuva forte à tarde. A Defesa Civil monitora o avanço de uma frente fria, preparada para ações emergenciais em caso de ocorrências graves.