Desde o último domingo (8), clientes da Caixa Econômica Federal têm relatado dificuldades para realizar transações via Pix pelo aplicativo do banco. A assistente administrativa Ângela dos Santos, por exemplo, precisou gastar grande parte de seu horário de almoço nesta segunda-feira (9) em uma fila de lotérica, após não conseguir completar uma transação pelo aplicativo. “Precisei pegar essa fila imensa. Como não consigo fazer o Pix, vou depositar na conta da pessoa”, explicou Ângela, que aguardou mais de 40 minutos.
Jordelan Francisco de Brito, vendedor de 45 anos, também notou problemas desde a sexta-feira anterior (6), mas relatou que as instabilidades pioraram no domingo, impossibilitando o uso do serviço. “De domingo para cá, não funciona mais de jeito nenhum”, comentou ele enquanto enfrentava a mesma fila da lotérica.
Os usuários acreditam que o volume de correntistas e o período de pagamento de pensionistas sobrecarregam o sistema da Caixa, mas criticam a incapacidade do banco de lidar com a demanda. A Caixa, por sua vez, informou, em nota, que houve uma “indisponibilidade momentânea” no sistema, mas garantiu que todos os serviços operam normalmente no momento.
Esses relatos ilustram o impacto que as falhas no sistema têm tido nos clientes, especialmente em dias de grande movimentação financeira.