terça-feira, 23 dezembro, 2025
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Veja como ficam os bancos no Natal e no Ano Novo: confira o que abre e o que fecha

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Com a proximidade das festas de fim de ano, o funcionamento das agências bancárias sofre alterações em todo o país. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou o calendário especial de atendimento para o período do Natal e do Ano Novo, e a orientação é que os clientes fiquem atentos aos prazos para evitar atrasos em pagamentos.

Nos dias 25 de dezembro, feriado de Natal, e 1º de janeiro, data da Confraternização Universal, não haverá atendimento presencial nas agências bancárias. Nessas datas, também não serão realizadas compensações bancárias, como Transferências Eletrônicas Disponíveis (TED).

O dia 31 de dezembro também não terá expediente bancário nem compensações financeiras. Apesar disso, o sistema Pix seguirá funcionando normalmente, já que opera 24 horas por dia, inclusive em feriados.

Na véspera de Natal, em 24 de dezembro, o atendimento ao público será reduzido. As agências funcionarão das 9h às 11h, no horário de Brasília. Em estados com diferença de fuso horário em relação à capital federal, o funcionamento será das 8h às 10h.

O atendimento bancário retorna ao normal nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, desde que não haja feriado municipal. O último dia com expediente completo e funcionamento normal das agências será 30 de dezembro.

Em relação às contas de consumo, como água, energia elétrica e telefone, aquelas com vencimento nos dias 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro poderão ser pagas no próximo dia útil sem cobrança de juros ou multa. Já os tributos e impostos devem ter o pagamento antecipado caso o vencimento ocorra em feriados ou dias sem compensação bancária, para evitar encargos adicionais.

A Febraban orienta que os clientes utilizem os canais digitais durante o período, como aplicativos de celular, internet banking, caixas eletrônicos, atendimento telefônico e correspondentes bancários. Esses meios permitem a realização da maioria das operações financeiras, como pagamentos, transferências e consultas de saldo.

Outra alternativa disponível é o Débito Direto Autorizado (DDA), que possibilita o pagamento eletrônico de boletos para clientes cadastrados, facilitando a organização financeira mesmo nos dias em que não há atendimento presencial nas agências.

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