domingo, junho 22, 2025
InícioInternacionalCarro voador 100% elétrico encanta feira de tecnologia na Alemanha

Carro voador 100% elétrico encanta feira de tecnologia na Alemanha

FIQUE ATUALIZADO

Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real ( clique aqui)

Na mais recente feira de tecnologia realizada na Alemanha, um carro voador 100% elétrico tem atraído a atenção dos visitantes. Desenvolvido pela Alef Aeronautics, o “Model A” combina a funcionalidade de um veículo terrestre com a capacidade de voo. A previsão é que o modelo comece a ser entregue em 2025, com mais de 3 mil unidades já encomendadas.

O “Model A” é projetado para operar tanto nas ruas quanto no ar. Na estrada, o veículo conta com quatro motores elétricos em cada roda, proporcionando uma autonomia de até 321 quilômetros. Em voo, o carro utiliza oito hélices posicionadas na frente e atrás, permitindo a decolagem vertical e uma autonomia aérea de até 177 quilômetros. O preço estimado do veículo é de US$ 300 mil (aproximadamente R$ 1,7 milhão).

O CEO da Alef, Jim Dukhovny, afirmou à CNBC que o lançamento do “Model A” está previsto para 2025, sujeito a aprovações regulatórias e financiamento adequado. A empresa espera iniciar a produção até o final do próximo ano.

No Brasil, a Embraer também está desenvolvendo seu próprio carro voador. O EVE-100, um veículo eVTOL (decolagem e pouso vertical elétrico), está em fase de regulamentação. Fabricado em Taubaté, São Paulo, o EVE-100 visa operar como um táxi aéreo urbano e deve estar disponível em 2026, com mais de 3 mil unidades encomendadas.

Com essas inovações, o conceito de mobilidade urbana está cada vez mais próximo de se tornar uma realidade.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias