Um ato de coragem e amor salvou a vida de Nick Mondek, anestesista de 48 anos, que lutava contra a leucemia há três anos. O responsável pela salvação foi seu filho, Stephen, de apenas 9 anos, que se tornou o doador mais jovem da história do hospital infantil de Los Angeles (EUA).
Nick foi diagnosticado com leucemia em 2022. Apesar de uma remissão de dois anos e meio após um transplante de seu irmão mais velho, a doença retornou de forma mais agressiva. A busca por um doador compatível parecia impossível até que surgisse a ideia do filho.
Inspirado por histórias de outros jovens doadores, Stephen aceitou de imediato passar pelos testes e confirmou-se compatível como “meio-match”, compartilhando metade das características imunológicas necessárias para o transplante. Após semanas de preparação, o menino passou pelo procedimento sob anestesia geral. Durante seis horas, suas células-tronco foram extraídas por meio de centrífuga e logo transferidas ao pai.
O transplante ocorreu em julho e, dois meses depois, Nick celebra sua recuperação: “Tive uma segunda chance, só para continuar aqui. Se não tivesse feito o transplante, as coisas não estariam boas agora”, disse emocionado.
Hoje, Nick está recuperado e aproveita a vida ao lado da esposa Danielle, do filho mais novo John, de 6 anos, e de Stephen, que completou 10 anos e deu ao pai uma nova chance de vida.