O ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para realizar um procedimento médico na pele no próximo domingo (14), no Hospital DF Star, em Brasília.
No pedido encaminhado ao STF nesta manhã, Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, anexou o relatório médico que indica a necessidade do procedimento, com alta prevista para o mesmo dia.
A prisão domiciliar foi decretada por Moraes após constatar que o ex-presidente utilizou redes sociais dos filhos para burlar a proibição de se manifestar publicamente durante o cumprimento das medidas cautelares, incluindo ações intermediadas por terceiros. Bolsonaro também é monitorado por tornozeleira eletrônica e possui restrição de visitas em sua residência.
O inquérito que motivou a prisão domiciliar investiga a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) junto ao governo dos Estados Unidos, buscando medidas de retaliação contra autoridades brasileiras e ministros do STF. Em março, Eduardo pediu licença do mandato e mudou-se para os Estados Unidos alegando perseguição política. No processo, o ex-presidente é investigado por enviar recursos via Pix para custear a estadia do filho no exterior.
Além disso, Bolsonaro é réu na ação penal referente à chamada trama golpista, cujo julgamento no STF está previsto para ser finalizado na sexta-feira (12).