sábado, junho 21, 2025
InícioJustiçaJuiz mantém prisão de vereador de Rio Claro após audiência de custódia...

Juiz mantém prisão de vereador de Rio Claro após audiência de custódia neste sábado

FIQUE ATUALIZADO

Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real ( clique aqui)

A justiça manteve a prisão preventiva do vereador Dalberto Christofoletti, de Rio Claro (SP), após audiência de custódia realizada na manhã deste sábado (24). A prisão ocorreu nesta sexta-feira (23), durante a segunda fase da Operação Apropriação Cultural, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de São Paulo (MPSP).

A operação investiga a suspeita de estruturação de uma organização criminosa que pode ter desviado pelo menos R$ 814.900,00 dos cofres públicos de Rio Claro. Segundo as apurações, o vereador, enquanto secretário de Cultura, teria liderado um esquema em que empresas registradas em nomes de terceiros eram contratadas pela pasta, e os valores recebidos seriam posteriormente repassados para contas do parlamentar.

Veja também: GAECO e 10º BAEP deflagram operação “Apropriação Cultural – Fase 2” e detêm vereador em Rio Claro

O Ministério Público aponta ainda que o vereador teria utilizado “laranjas” para continuar comandando a Secretaria de Cultura mesmo após deixar o cargo para concorrer à vereança. A movimentação financeira de Christofoletti é considerada incompatível com seus rendimentos declarados à Receita Federal.

Além da prisão preventiva do vereador, a justiça impôs medidas cautelares contra outras três pessoas investigadas, incluindo comparecimento mensal em juízo, proibição de se ausentar da comarca sem autorização e suspensão do exercício de função pública ou atividade econômica. Foi cumprido também um mandado de busca e apreensão na residência do vereador, e seu sigilo telemático foi quebrado por determinação judicial.

Na noite desta sexta-feira (23), após ser preso, o vereador solicitou atendimento médico alegando problemas cardíacos e respiratórios, mas recebeu alta hospitalar. A denúncia oferecida pelo Ministério Público acusa as quatro pessoas de envolvimento com peculato e organização criminosa.

O prefeito de Rio Claro será intimado para suspender imediatamente qualquer repasse financeiro às empresas ligadas aos denunciados e qualquer função pública exercida por eles.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias