sábado, 22 novembro, 2025
InícioJustiçaMoraes cita possível tentativa de fuga ao autorizar prisão preventiva de Bolsonaro

Moraes cita possível tentativa de fuga ao autorizar prisão preventiva de Bolsonaro

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

A prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro foi cumprida na manhã deste sábado (22), após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O despacho foi motivado pela convocação de uma vigília de orações marcada para ocorrer nas proximidades da residência onde Bolsonaro cumpre prisão domiciliar.

Segundo Moraes, a reunião poderia gerar tumulto e até “facilitar eventual tentativa de fuga do réu”. A avaliação levou o ministro a determinar a prisão preventiva como forma de garantir o cumprimento das medidas impostas na ação penal.

A decisão estabelece que a audiência de custódia será realizada neste domingo (23), por videoconferência, na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal. O texto também determina que Bolsonaro tenha atendimento médico disponível em tempo integral.

Moraes definiu ainda que todas as visitas deverão ser previamente autorizadas pelo STF, com exceção de advogados e da equipe médica responsável pelo acompanhamento de saúde.

O ministro citou como fundamento adicional para a medida informações de que Alexandre Rodrigues Ramagem, condenado na mesma ação penal, teria deixado o país com o objetivo de evitar o cumprimento da pena, estando atualmente em Miami, nos Estados Unidos.

O despacho também menciona a convocação feita nesta sexta-feira (21) pelo senador Flávio Bolsonaro (PL), que chamou apoiadores para uma vigília perto do local onde o ex-presidente está em prisão domiciliar desde 4 de agosto.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão na ação penal referente ao Núcleo 1 da chamada trama golpista. A execução das penas dos réus pode ocorrer nas próximas semanas.

O ex-presidente cumpre prisão domiciliar após descumprir medidas cautelares impostas pelo STF. Entre as restrições estavam o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição de acessar embaixadas e consulados, a vedação de contato com autoridades estrangeiras e a impossibilidade de utilizar redes sociais de forma direta ou por intermediários.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias