O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio das contas bancárias do senador Marcos do Val (Podemos-ES), incluindo movimentações via Pix e cartões de crédito. A medida foi tomada após o parlamentar deixar o país sem autorização judicial.
Marcos do Val viajou para os Estados Unidos na quarta-feira (23), utilizando um passaporte diplomático que não havia sido entregue à Polícia Federal, conforme determinação anterior do STF. Em 2023, o Supremo havia ordenado a retenção de seus passaportes como parte de uma investigação em curso.
A decisão de Moraes também afeta a filha do senador, que o acompanha na viagem internacional.
O parlamentar é investigado por suposta participação em uma campanha de ataques nas redes sociais contra delegados da Polícia Federal envolvidos em investigações contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Antes de viajar, o senador chegou a solicitar autorização ao ministro Moraes, que negou o pedido. Mesmo assim, ele embarcou para Miami, argumentando que seu passaporte diplomático está válido até 2027 e que seu visto americano foi renovado recentemente.
Em nota, a assessoria de Marcos do Val afirmou que a documentação diplomática está em situação regular e reconhecida internacionalmente.