Mais de 5 mil crianças assistiram ao teatro educativo da Guarda Civil

Montagem teatral sobre trânsito começou a ser encenada em escolas neste semestre.

 Mais de cinco mil crianças entre alunos de escolas públicas e particulares de Rio Claro assistiram às apresentações teatrais realizadas pelo programa Guarda Educacional, o Geduc, desenvolvido pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário. “É um importante trabalho da Guarda Civil Municipal que ajuda na formação de cidadãos responsáveis”, ressalta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

No Geduc, a GCM leva a crianças e adolescentes orientação em várias áreas. No início deste semestre, a programação do Geduc nas escolas passou a contar com peças de teatro falando sobre educação no trânsito, que abordam, de forma lúdica, assuntos como prevenção de acidentes, uso de itens como capacete e cinto de segurança, além de sinalização, uso da faixa de pedestre e os perigos do cerol.

De acordo com as guardas civis Gláucia e Rosângela, a GCM usa uma linguagem divertida e irreverente para falar sobre o trânsito com as crianças, que são excelentes multiplicadoras das orientações entre familiares e comunidade.

O Geduc também realiza orientações em outras áreas, um dos projetos é “Drogas: não entre nessa” que tem o objetivo de alertar os jovens a dizerem “não” às drogas, falando sobre autoestima e a importância de aprender a lidar com a pressão de grupos e valores propagados pela mídia.

O Geduc também realiza palestras educativas em empresas, grupos de terceira idade e outros. Quem quiser solicitar a presença do Geduc em escolas, empresas e entidades deve entrar em contato pelo email geducrioclaro@gmail.com.