Museu do Café terá programação especial neste mês

Arte, gastronomia e oficinas serão o foco das ações idealizadas para comemorar o dia nacional da bebida

Simbolizando o início da colheita nas regiões cafeeiras do Brasil, o Dia Nacional do Café é comemorado em 24 de maio. A data, instituída pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), será celebrada com uma programação especial no Museu do Café, em Santos.

As atividades ocorrem nos dias 24 e 26, com entrada gratuita, e valorizarão, entre outros conceitos, aspectos artísticos e culinários. Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o museu é referência na preservação da história da bebida.

A programação começa na sexta-feira (24), por meio de uma oficina voltada ao preparo de uma receita inusitada: risoto de café. Ao lado dos profissionais do curso de gastronomia da Universidade São Judas – Campus Unimonte, os profissionais do Centro de Preparação de Café receberão o público às 14h para demonstrar o passo a passo da receita.

No domingo (26), às 13h30, haverá exibição do curta “Café – um dedo de prosa”, que conta curiosidades sobre a bebida e sua importância histórica de maneira ilustrada. Em seguida, às 14h, o cartunista responsável pela obra, Maurício Squarize Roque, vai ministrar o workshop “Café animado”, utilizando pó e grãos torrados. Os interessados usarão, durante a oficina, as tradicionais mesas de luz para animação e vão desenhar, em papel, sequências (de 5 a 10 folhas) que serão digitalizadas, por meio de fotografia ou scanner, e finalizadas no computador.

É necessário se inscrever para participar das atividades, pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br.

Portal do Governo