Categorias

Novo aparelho de raios-x já está em funcionamento na UPA da Avenida 29

Em apenas dois anos, prefeitura instala três aparelhos de raios-x nas unidades de emergência.

O novo aparelho para exames de raios-x da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida 29, em Rio Claro, já está funcionando. Com esse, são três aparelhos novos, de última geração, disponíveis para a população nas três unidades de urgência e emergência, que incluem a UPA do Cervezão e Pronto Socorro Municipal Integrado. “A sala de radiologia da UPA da 29, assim como das outras duas unidades, passou por reformas e adequação elétrica para a instalação do novo aparelho. É o fim dos aparelhos inadequados, antigos, e que só quebravam, dificultando o atendimento”, diz o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.
“São aparelhos de alta qualidade que oferecem diagnósticos de forma mais rápida e com precisão”, acrescentou Juninho.
O prefeito Juninho destaca o apoio da Câmara Municipal, que devolveu cerca de R$ 1 milhão à prefeitura para investimentos que incluem, além dos aparelhos de raios-x, o Espaço Mais Saúde, o qual já realizou mais de 33 mil atendimentos, como consultas, exames e cirurgias a pessoas que aguardavam na fila de espera.
Para o aparelho do Pronto Socorro da Avenida 15, os recursos foram obtidos a partir de trabalho do vereador José Pereira dos Santos e do Pastor Sisaque Valadares, com emenda parlamentar do deputado federal Paulo Freire.
O novo raio-x passou por calibração e testes durante a semana. Mesmo durante a fase de montagem ninguém ficou sem atendimento. Todas as pessoas que precisaram de exames de raios-x foram levadas à UPA do Cervezão.
O secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, destacou a tecnologia dos novos aparelhos. “Assim como os da UPA do Cervezão e do PSMI, esse da unidade da Avenida 29 conta com uma digitalizadora de imagens que dispensa o uso dos filmes reprográficos, as chapas, que eram custosas e nocivas ao meio-ambiente”, explica. Com essa nova tecnologia as imagens são geradas em alta resolução na tela do computador e podem ainda ser enviadas a especialistas via internet, tornando o diagnóstico mais rápido e preciso.


Comentários: