Categorias

O tabu do colesterol

Colesterol é um baita TABU, e muita gente chega até mim pensando que colesterol é ruim e ponto final. Mas não é bem assim e tem muito mais coisa ai! Para começar, o colesterol é vital ao organismo, sendo necessário para a existência das células, músculos, ossos, hormônios etc.
O próprio corpo produz, mas também é obtido com a ingestão de alimentos de origem animal. É produzido pelo fígado e transportado na corrente sanguínea pelas chamadas lipoproteínas e, há dois tipos de colesterol: LDL (baixa densidade) e HDL (alta densidade). O LDL leva toda a fama de ruim, mas não se pode generalizar assim: há dois tipos de LDL, LDL-A e LDL-B. O LDL-A são as partículas grandes, que não conseguem se infiltrar entre as células endoteliais dos vasos sanguíneos para a formação de placa, enquanto que, o LDL-B são as partículas pequenas e densas, responsáveis pela formação de placa aterosclerótica, sendo então associadas ao risco de doença cardíaca e, esse sim deve ser visto como “ruim” e perigoso. Por conta disso, é preciso ver os resultados de HDL e triglicérides nos exames para chegar ao diagnóstico, e não o colesterol total. O colesterol HDL é o que precisa estar alto, quando abaixo dos níveis esperados é preocupante, enquanto que o LDL deve estar baixo, abaixo dos níveis limite.
Triglicérides é outro tipo de lipídeo que não o colesterol, responsável pelo armazenamento de calorias não utilizadas como meio de fornecer energia ao organismo, também transportados pelas lipoproteínas. Quando em excesso podem causar doenças cardiovasculares, esteatose, obesidade entre outras patologias.
Há estudos mostrando que a gordura saturada aumenta somente 25% do LDL, enquanto que os reais causadores do aumento do “colesterol ruim” são por consumo de álcool, farinhas refinadas, açúcar entre outros. Trigo e açúcar terão seus próprios posts, mas acho que não é segredo o quão mal fazem à saúde. Em resumo, como sempre, uma alimentação correta e balanceada é sempre a resposta para um organismo saudável e em perfeito funcionamento!


Comentários: