Categorias

Personalidades da comunidade negra recebem medalha Zumbi dos Palmares

Solenidade foi marcada por discursos de luta contra o racismo e cobrança por mais políticas afirmativas.

Quinze personalidades da comunidade negra de Rio Claro foram homenageadas pela Câmara Municipal com a entrega da medalha “Zumbi dos Palmares” em sessão solene realizada na noite de quinta-feira (16). A atividade faz parte da programação da Semana da Consciência Negra que acontece até segunda-feira (20) no município. A homenagem é feita àqueles que se destacaram no combate ao racismo e no desenvolvimento de ações em prol da comunidade negra.

O decreto legislativo que instituiu a homenagem é de autoria do ex-vereador Sérgio Carnevale e, a partir do ano de 2013, passou a ser de iniciativa do vereador Geraldo Voluntário. Cada vereador tem direito a indicar uma pessoa para receber a medalha.

Publicidade

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, participou da solenidade. “É triste ver que ainda existem preconceitos e pré-julgamentos por cor, credo ou classe social. Somos todos seres humanos e o que nos diferencia são as nossas ações e comportamento”, afirmou Juninho salientando a necessidade das pessoas refletirem sobre o que são e como julgam os outros.

O deputado estadual Aldo Demarchi comentou que as mortes de Zumbi dos Palmares e outros mártires não foram em vão. De acordo com ele, houve muitos avanços nas políticas públicas em prol dos afrodescendentes e na aprovação de leis de combate à discriminação racial, mas ainda há muito a ser feito. “É preciso avançar muito mais e fico orgulhoso de ver esse tipo de iniciativa, de homenagear integrantes da comunidade negra, sendo realizada por esta casa onde comecei minha vida política”, disse.

Emocionados, os homenageados receberam a medalha “Zumbi dos Palmares” com discursos de luta contra o racismo, afirmação da cultura negra e reivindicações para a implantação de mais políticas afirmativas em benefício da comunidade negra. Todos foram unânimes ao afirmar que o combate ao racismo é um dever de todos, independente da cor da pele.

Receberam a medalha Kizie de Paula Aguiar, indicada pelo vereador Adriano La Torre, pastor Benedito Assis dos Santos (Anderson Christofoletti), Kauan Alves Talarico (Carol Gomes), Benevino José da Cruz (Val Demarchi), Sílvia Rodrigues da Silva Izeppe (Geraldo Voluntário), Dionizia Miguel Ramos (Hernani Leonhardt), Carlos Eduardo Custódio (Irander Augusto), Valdir de Oliveira (Júlio Lopes), pastor Antônio Carlos de Paula Campos (José Pereira dos Santos), Roberto de Paula Neto (Luciano Bonsucesso), João Luiz de Jesus Pereira (Maria do Carmo Guilherme), Arlindo Aparecido dos Santos (Paulo Guedes), sargento PM Marcelo Renato da Silva (Ruggero Seron), Lúcia Helena Ferreira de Siqueira (Thiago Yamamoto) e Valdomiro Alves Lopes Viana (Yves Carbinatti).

Também prestigiaram o evento Candinha Demarchi; Carlos Alberto Trevisan, diretor municipal de Políticas Especiais; Josiane Martins, assessora dos Direitos Raciais; integrantes do Moto Clube Ratos do Asfalto e da Associação dos Haitianos de Rio Claro; membros da comunidade negra, familiares dos homenageados e convidados.

A programação da Semana da Consciência Negra continua no domingo (19) com o Encontro Zumbi e Companheiras, a partir das 10 horas, no Tamoyo. No mesmo dia, missa afro será celebrada às 19 horas na igreja de São Benedito. Ato cívico encerra a programação na segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, a partir das 9 horas, no Jardim Público.


Comentários: