O ex-vereador Dalberto Christofoletti (PSD) foi cassado pela Câmara de Rio Claro por 18 votos. A sessão ordinária aconteceu na noite de segunda-feira, 8/9. A votação unânime no Plenário acompanhou o relatório final apresentado pela Comissão Processante que apurou quebra de decoro cometida pelo investigado.
Com essa decisão, a partir de agora, Eric Arthur Romualdo, conhecido também como Eric Tatu, passa a integrar oficialmente o quadro de vereadores da Legislatura 2025/2028. Com 1.602 votos, Tatu ficou na primeira suplência do PSD, nas Eleições 2024, e assumiu cadeira na Câmara Municipal em junho deste ano devido a prisão de Dalberto Christofoletti ocorrida no dia 23 do mesmo mês.
A Comissão Processante formada pelos vereadores Diego Garcia Gonzalez (presidente), Claudino Galego (relator) e Elias Custódio (membro) acatou a denúncia feita pelo vereador Rafael Andreeta (Republicanos). Na investigação, concluiu que mesmo não ocupando mais o cargo de secretário municipal de Cultura, neste ano, Dalberto Christofoletti continuou exercendo o controle efetivo da pasta. “As práticas ilícitas avançaram já durante o seu exercício do mandato como vereador”, disse o relator Galego ao defender a cassação do investigado pelo Plenário.