A Câmara de Rio Claro (SP) está abaixo da média nacional de transparência das informações públicas disponibilizadas. É o que aponta o Radar da Transparência Pública, ferramenta da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
O Poder Legislativo rio-clarense registrou 57.29% no Índice de Transparência, 6.65 pontos percentuais abaixo da média nacional, que aparece com 63.94%. Os dados são de 2024. De acordo com Radar, que classifica a transparência em oito níveis, o município figura no nível intermediário – quatro pontos abaixo da excelência.
Além de estar abaixo da média nacional na transparência das informações públicas disponibilizadas, o Poder Legislativo sofreu queda de 13.3 pontos percentuais entre 2023 e 2024.
SOBRE
O Radar Nacional de Transparência Pública é uma plataforma online do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), liderado pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil). O instrumento divulga os índices de transparência ativa de orgãos públicos em todo o Brasil, conduzido pelos Tribunais de Contas e controladores Internos
A ferramenta também detalha os critérios de transparência cumpridos, incluindo dados de receita, despesa, folha de pagamento, diárias, licitações e contratos.
O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) é uma iniciativa voltada para promover e avaliar a transparência das informações públicas em estados e municípios brasileiros.