Ações do município foram apresentadas em reunião na Câmara Municipal
Em reunião realizada na Câmara Municipal de Rio Claro, nesta sexta-feira (12), foram apresentadas ações e projetos sobre os avanços da inovação no município nos últimos anos.
Da reunião participaram o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Anderson Adolfo Christofoletti, os vereadores Eric Tatu, Elias Custódio, Adriano La Torre e Julinho Lopes, e representantes de empresas, associações, instituições de ensino e pesquisa e diversos setores públicos.
No evento foram citadas ações que fizeram com que Rio Claro deixasse de ter uma atuação tímida na área de inovação para se tornar município com uma das estruturas mais modernas e bem desenvolvidas da região, por seus projetos e empreendimentos.
Várias dessas ações foram realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com o IGCE–Unesp, a partir de 2021, aproximando gestores de várias entidades, e criaram uma visão de futuro baseada em uma rede colaborativa de inovação para o município.
Um dos destaques foi a criação, em 2022, do Centro de Inovação Tecnológica de Rio Claro, desenvolvido com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Câmara Municipal, do IGCE–Unesp e com fomento da Finep.
A partir de 2023, a rede colaborativa começou a ser implantada e testada, envolvendo dezenas de instituições do município em cerca de 30 ações de diferentes portes. Essas iniciativas geraram novos projetos, empreendimentos e impactaram aproximadamente seis mil pessoas.
De acordo com o secretário Anderson Christofolletti, o evento desta sexta-feira mostrou todas as etapas da construção de uma política pública de inovação feita sob medida para Rio Claro — uma política que, mesmo antes de ser concluída, já posiciona o município como protagonista da inovação regional e como referência em novas metodologias de gestão e governança de ecossistemas de inovação, ganhando destaque, inclusive, em conferências internacionais da área.



