Qualificação é diferencial na busca por um emprego

PAT abriu 330 vagas em cursos profissionalizantes neste ano. Quatro cursos recebem inscrições até esta quinta-feira.

Ana Paula dos Santos é uma das 30 pessoas que receberam certificados de conclusão do curso de auxiliar de contabilidade nesta quarta-feira (10) no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM). A capacitação foi oferecida pela prefeitura em parceria com o governo estadual. Já com diploma do curso de auxiliar administrativo, Ana acredita que a nova formação irá ajudá-la a conseguir um emprego. “Atualmente estou desempregada e esse novo curso modificou o meu currículo. Quem sabe agora tenho mais chances”, comentou.

Também em busca de uma vaga no mercado de trabalho, João Mateus Cardoso de Lima Ribeiro concluiu o curso de assistente de logística, junto com outras 29 pessoas que aproveitaram a oportunidade de qualificação gratuita. “Gostei muito do curso e acredito que ele vai me ajudar bastante”, avaliou.

No total a prefeitura entregou 60 certificados, sendo 30 para cada curso. “Estamos dando condições para as pessoas se qualificarem, mas cabe a cada um aproveitar bem as oportunidades de adquirir conhecimento, esse bem que não se perde”, declarou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “A disputa no mercado de trabalho é acirrada e a qualificação profissional é um diferencial que amplia as chances de sucesso”, acrescentou.

O secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Francesco Rotolo, também ressaltou a importância da qualificação do trabalhador que precisa ter vontade de melhorar o seu currículo. “É estudando e se qualificando que o trabalhador pode mudar de vida”, observou.

Os cursos de qualificação profissional foram oferecidos pelo Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), através do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), vinculado à Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento. “Desde o início do ano já abrimos 330 vagas em cursos profissionalizantes”, informa Renata Murbach, diretora do PAT. Dessas vagas, 210 são de cursos já concluídos e 120 estão com inscrições abertas para cursos de atendente e recepção, técnico de vendas, almoxarife e assistente administrativo, sendo 30 vagas para cada profissão. As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira (11) na sede do PAT que fica na Avenida 3, 536, entre as ruas 6 e 7, Centro.

Também participaram do evento os professores Flávia Marina Cenci Pelizza e Alexandre Siqueira Pires, além dos formandos.