Categorias

Rio Claro abre processo seletivo para assistentes de alfabetização voluntários

Candidatos selecionados vão ajudar os professores em atividades em sala de aula.

A prefeitura de Rio Claro realiza processo seletivo simplificado para escolha de assistentes de alfabetização voluntários para atuarem no Programa Mais Alfabetização, que será desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino. O edital com as regras para participação foi publicado na quarta-feira (18) no Diário Oficial do Município. “O Programa Mais Alfabetização tem o objetivo de fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização para fins de leitura, escrita e matemática, dos alunos do primeiro e segundo anos do ensino fundamental”, explica o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira. “O assistente de alfabetização voluntário apoiará o professor alfabetizador nas atividades desenvolvidas em sala de aula”, acrescenta.

As inscrições serão realizadas de 24 a 26 de abril na Secretaria Municipal da Educação que fica no Núcleo Administrativo Municipal (NAM) na Rua Dr. Eloy Chaves, 3.2165, Alto do Santana. O horário de atendimento ao público é das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16h30. Para participar é necessário ser brasileiro, ter mais de 18 anos, ter formação de nível médio completo em magistério e/ou ser licenciado em Pedagogia ou Letras ou estar cursando uma dessas graduações, além de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais. No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de formação (diploma, certificação de conclusão de curso ou comprovante de matrícula), título de eleitor, entre outros documentos.

Publicidade

A seleção será realizada em duas etapas: prova de conhecimentos básicos na área de alfabetização e análise do currículo do candidato. A prova será aplicada no dia 6 de maio (domingo), às 8 horas, em local ainda a ser divulgado. Os candidatos selecionados vão compor banco de dados da secretaria e serão utilizados conforme as necessidades das escolas. “Cada assistente de alfabetização pode ter no máximo oito turmas de alunos e carga horária de 40 horas por semana”, informa Osmar Garcia, diretor do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação. “A jornada diária de atividades não poderá exceder a três horas por turma”, complementa.

De acordo com o edital, “o serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim, sendo oferecido a título de ressarcimento ao assistente de alfabetização voluntário, o valor mensal instituído para o Programa Mais Alfabetização em 2018, de R$ 150,00 por turma”. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3522-1950 ou ainda na edição número 892 do Diário Oficial do Município que pode ser acessado pelo site www.rioclaro.sp.gov.br, no menu “Publicações”.


Comentários: