Categorias

Rio Claro celebrou Dia do Exército Brasileiro

Data remete à defesa do território nacional contra invasores no século 17.

O Tiro de Guerra de Rio Claro realizou formatura alusiva ao Dia do Exército Brasileiro. O evento no último dia 18, reuniu várias autoridades que celebraram a importância e conquistas dessa que é uma das mais respeitadas instituições brasileiras. O secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antônio Bellagamba, participou da solenidade e destaca a excelência do Exército Brasileiro e o comprometimento do Tiro de Guerra nos temas de interesse da sociedade rio-clarense. “É motivo de orgulho para todos nós”, resume.

O evento reverenciou os atos heroicos de brasileiros que, em 19 de abril de 1648, nos Montes Guararapes, reagiram à ocupação estrangeira. No episódio, coragem e sangue, audácia e determinação conduziram o país a alcançar a vitória sobre o invasor, estabelecendo o sentimento de brasilidade que caracteriza a história do Exército Brasileiro. A cerimônia de quinta-feira foi comandada pelo chefe da instrução do Tiro de Guerra de Rio Claro, o subtenente Wagner Firmino da Silva, e o instrutor do TG, o subtenente Robinson Alexandre Boeck.

Publicidade

A Ordem do Dia do comando do Exército foi lida durante o evento. O texto destacou momento importantes do Exército Brasileiro, como as campanhas do Prata, o combate na Itália durante a segunda guerra mundial, a participação nos esforços para manutenção da paz em vários países, em especial para a estabilização do Haiti por mais de uma década, entre outros.

Participaram da cerimônia familiares dos atiradores.  Estiveram presentes, ainda, o vereador Geraldo Voluntário; o capitão Claudio dos Santos Silva, ex Delegado da 7ª Delegacia do Serviço Militar; o primeiro tenente Rosalis Guanor, representando o Comandante do 37º BPMI; Luis Fernando Bueno de Godoy, comandante da Guarda Civil Municipal; e Décio Soares Camargo Junior, diretor de Administração da Secretaria Municipal de Segurança.

Agência Brasil


Comentários: