Categorias

Rio Claro oficializa parceria para realização de concurso sobre Ulysses Guimarães

Termo de cooperação técnica foi assinado entre a prefeitura e a Fundação Nacional para a realização de concurso voltado aos professores.

Rio Claro assinou na sexta-feira (6) termo de cooperação técnica com a Fundação Nacional Ulysses Guimarães para a realização do concurso “Ulysses Guimarães e Nossa História”. O documento foi assinado pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, e Chico Donato, secretário de gestão da Fundação Nacional.

O concurso é destinado a professores da rede municipal de ensino, que têm até o dia 10 de outubro para elaborarem plano de aula sobre Ulysses Guimarães, falecido em 1992. O plano de aula deve contextualizar a vida do político em relação aos acontecimentos históricos, sociais e culturais. A competição não terá custo para o município.

Publicidade

“A grandiosidade política de Ulysses Guimarães é um orgulho para Rio Claro e referência nacional, daí a importância de promovermos o concurso e levarmos um pouco de sua história para a sala de aula”, destacou o prefeito Juninho.

A expectativa da Fundação Nacional é de que, com resultados positivos, o concurso possa ser ampliado. “O projeto poderá ser levado para outras cidades de São Paulo e até de outros estados”, disse Chico Donato.

A articuladora política do concurso, vereadora Maria do Carmo Guilherme ressaltou que esta é a primeira vez que a parceria é feita com a Fundação Nacional para a realização de atividades com docentes, antes disso só envolvia crianças. “Vamos trabalhar para que os planos de aula inscritos estejam nas atividades do ano letivo de 2018”, acrescentou a vereadora.

“É uma parceria que pode produzir frutos importantes para as próximas gerações que poderão conhecer a história de Ulysses Guimarães e sua importância para do país”, observou Adriano Moreira, secretário da Educação.

A reunião também contou com a participação de Daniela Ferraz, secretária da Cultura; Rodrigo Ragghiante, procurador geral do município; Simone Gonçalves Reganham, direto do Departamento Pedagógico e de Supervisão Escolar da Secretaria da Educação; Juliana Duarte, coordenadora Pedagógica; ex-vereador Sérgio Guilherme; João Vieira de Campos Filho, presidente do Conselho da Fundação Ulysses Guimarães; além de membros da FUG Nacional.

As inscrições para o concurso vão até o dia 10 no Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico da Secretaria da Educação que fica na Rua 8, 3.300, Alto do Santana. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas. Podem participar do concurso professores efetivos e contratados. Cada inscrito poderá apresentar somente um plano de aula.

Os autores dos cinco melhores trabalhos vão receber prêmios. O julgamento será feito pela Comissão de Avaliação e Seleção composta por representantes da Secretaria da Educação e da Fundação Ulysses. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 16 de outubro.


Comentários: