Categorias

Rio Claro vai reativar Conerc e buscar recursos em Brasília

Conselho da Comunidade Negra funcionou até maio e foi temporariamente desativado para revisão da lei que institui o órgão

Prefeitura de Rio Claro assumiu o compromisso de reativar o Conselho Municipal da Comunidade Negra. O assunto foi discutido em reunião realizada no sábado (26) no paço municipal com o secretário nacional de Política de Promoção de Igualdade Racial, Juvenal Araújo Júnior, e a professora Elisa Lucas Rodrigues, coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena da Secretaria de Justiça de São Paulo.

A reativação do conselho é um dos itens necessários para que o município possa aderir ao (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial) e receber recursos do governo federal. O município já entregou dois projetos em Brasília e outros três estão sendo elaborados.

Publicidade

Juvenal Araújo Júnior afirmou que o racismo somente será vencido com políticas públicas afirmativas. “A violência no Brasil tem cor e idade. Setenta por cento das vítimas são negros, pobres e moradores da periferia”, informou o secretário enfatizando que o racismo remonta aos primórdios da escravidão e que a discriminação velada tem tentáculos nas esferas de governo que têm pouca representatividade de negros.

Para Elisa Lucas Rodrigues, a visita do secretário nacional é um momento histórico que marca a aproximação com a Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) para discutir questões afirmativas.

Pai André Luís de Moraes, do Templo de Umbanda Vovô Serafim e Ogum Três Espadas, representou as igrejas de matriz africana. “Que a visita do secretário a Rio Claro seja um momento para a construção do nosso futuro”, declarou. O bispo Antonio Esteves, presidente do Conselho de Pastores, reafirmou seu respeito às diferentes crenças religiosas. “É assim que vamos construir uma sociedade harmoniosa”, disse.


Comentários: