A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (26) o registro da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A previsão é de que a imunização seja disponibilizada de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2026.
De acordo com o Instituto Butantan, já existem um milhão de doses prontas para distribuição. O imunizante é o primeiro do mundo contra a dengue aplicado em dose única. A expectativa é que mais de 30 milhões de doses estejam disponíveis em meados de 2026.
Durante o anúncio, o ministro destacou a importância do avanço científico e da produção nacional da vacina. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, Padilha também ressaltou os dados de eficácia e segurança do imunizante.
A nova vacina será incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Segundo o Ministério da Saúde, a proposta de inclusão será apresentada nesta quinta-feira (27) à Comissão Tripartite, formada por representantes estaduais e municipais da área da saúde, juntamente com a estratégia de aplicação.
A meta do governo é iniciar a utilização da vacina no início do calendário nacional de vacinação de 2026.


