sexta-feira, 20 fevereiro, 2026
InícioSaúdeBebês prematuros passam a receber proteção contra vírus da bronquiolite em Rio...

Bebês prematuros passam a receber proteção contra vírus da bronquiolite em Rio Claro

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

O anticorpo nirsevimabe, indicado para proteger bebês contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite, já está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Em Rio Claro (SP), a aplicação começa na segunda-feira (23), sob coordenação da Vigilância Epidemiológica.

A imunização é destinada a bebês prematuros nascidos até a 36ª semana de gestação e também a crianças menores de 2 anos com comorbidades específicas. O VSR é considerado uma das principais causas de infecções respiratórias graves em recém-nascidos.

De acordo com a coordenação do setor de imunização da Fundação Municipal de Saúde, os prematuros atendidos na rede pública serão imunizados ainda na maternidade. Nos casos de nascimento em hospitais particulares, a orientação é que os responsáveis verifiquem junto ao plano de saúde, que é o responsável pelo custeio do anticorpo para pacientes conveniados.

Para os prematuros que já receberam alta hospitalar, a Vigilância Epidemiológica fará busca ativa, já que a aplicação pode ocorrer até os seis meses de idade. O atendimento é feito mediante agendamento. As famílias devem entrar em contato pelo WhatsApp (19) 98277-0204, número que também fornece orientações sobre documentação necessária para crianças menores de 2 anos com comorbidades.

É obrigatório apresentar encaminhamento do pediatra para solicitação da dose nos casos de comorbidades.

Serão atendidas crianças com as seguintes condições:

  • Cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica
  • Doença pulmonar crônica da prematuridade
  • Imunocomprometimento grave
  • Fibrose cística
  • Doenças neuromusculares graves
  • Síndrome de Down
  • Anomalias congênitas das vias aéreas
  • Doenças pulmonares graves

A medida tem como objetivo reduzir internações e complicações causadas pelo VSR, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias