Solicitações são a partir de consultas nas unidades de saúde dos bairros
Outubro é o mês da campanha de prevenção ao câncer de mama e a mamografia tem papel fundamental no combate à doença. O exame possibilita o diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de sucesso no tratamento e cura.
“Em Rio Claro, as pacientes com indicação médica têm acesso à mamografia sem que seja necessário enfrentar filas, o que significa que quando o exame é solicitado, há pouco tempo de espera”, observa Alcione Buzzo, diretora de gestão SUS da Fundação Municipal de Saúde.
A mamografia deve ser feita a cada dois anos por todas as mulheres acima de 40 anos de idade, conforme recomendação do Ministério da Saúde. No caso das mais jovens, quando há indicação médica. A porta de entrada para os atendimentos são as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. As consultas médicas são agendadas pelo serviço Cadu (Central de Atendimento Digital), que funciona em dias úteis das 7 às 17 horas por telefone e WhatsApp pelo número 0800 019 05 05 ou diretamente na unidade de saúde.
Para conscientizar as mulheres sobre a importância das consultas periódicas, no Outubro Rosa informações relacionadas à prevenção ao câncer de mama têm ainda mais destaque nas unidades de saúde. Murais informativos foram montados e serão realizadas palestras e rodas de conversa.
Ao longo do mês equipes da USF São Miguel farão busca ativa a mulheres com mamografia em atraso. Na quarta-feira (7) na USF Progresso o grupo Vida Saudável participará de atividade focada em nutrição e atividade física e na USF Assistência haverá orientações sobre exame de mamas. No dia 8 as unidades do Santa Elisa e Terra Nova terão atividade sobre prevenção ao câncer de mama e a USF do Mãe Preta terá caminhada a partir das 8 horas.