O Ministério da Saúde inaugurou no sábado (9) em Dourados (MS) a primeira unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) voltada exclusivamente para o atendimento da população indígena do Brasil.
A unidade atenderá cerca de 25 mil indígenas da Terra Indígena Jaguapiru, com uma equipe formada por cinco enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem e quatro motoristas-socorristas. Entre os 14 profissionais, sete são indígenas bilíngues, facilitando o atendimento e a comunicação com a comunidade local.
O projeto-piloto faz parte do esforço do governo federal para universalizar o Samu 192 em todo o país até o final de 2026. A expectativa é reduzir pela metade o tempo médio de espera por ambulâncias na região, com um investimento anual de R$ 341 mil para custear o serviço.
Segundo Weibe Tapeba, secretário de Saúde Indígena, “essa ação, realizada em uma data simbólica como o Dia Internacional dos Povos Indígenas, integra um conjunto de esforços para garantir atenção integral à população indígena, começando pela atenção primária à saúde.”