terça-feira, julho 1, 2025
InícioSaúdePrefeitura de Rio Claro registra 272 casos de dengue neste ano

Prefeitura de Rio Claro registra 272 casos de dengue neste ano

FIQUE ATUALIZADO

Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real ( clique aqui)

Trinta e oito casos foram confirmados na última semana.

O crescimento dos casos de dengue teve desaceleração nesta semana em Rio Claro. Trinta e oito novos casos da doença foram registrados e com isso, o município totaliza 272 casos da dengue em 2019. O boletim anterior apontou 96 novos casos em uma semana. As informações são da Vigilância Epidemiológica de Rio Claro.

“Não podemos descuidar e o trabalho preventivo continua sendo feito intensivamente, incluindo ações nos bairros e orientações à comunidade”, observa Maria Clélia Bauer, secretária de Saúde, reforçando a importância de a população trabalhar na eliminação dos criadouros. Dos 272 casos confirmados 259 foram contraídos no município e 13 são importados de outras cidades.

No caso de sintomas de dengue, a orientação é para que se busque atendimento nas unidades de saúde da família ou nas unidades básicas de saúde, que são porta de entrada para atendimento na rede pública municipal. No local o paciente encontrará equipe preparada para realizar os procedimentos necessários em cada caso, como coleta de exames e hidratação.

Evitar o acúmulo de água parada é a principal medida para evitar a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Na semana passada a prefeitura publicou decreto do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, autorizando o ingresso forçado de agentes públicos de saúde em imóveis públicos e particulares, no caso de situação de abandono, ausência ou recusa de pessoa que possa permitir o acesso.

O trabalho de rotina inclui vistorias realizadas durante a semana pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses. Aos sábados são realizados mutirões nos bairros, que inclui o recolhimento de possíveis criadouros. Imóveis especiais, como escolas, e pontos estratégicos, como borracharias, também são vistoriados.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção realiza ininterruptamente ações de limpeza nos bairros. Também é fundamental que os proprietários mantenham os terrenos baldios em ordem.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente é outro setor que tem importante papel nos serviços que a prefeitura oferece para que a cidade fique limpa e haja menos chance do mosquito da dengue se reproduzir. A pasta gerencia seis ecopontos (que abrem todos os dias da semana), a coleta de lixo domiciliar em todos os bairros três vezes semana, o serviço de cata bagulho mensal nos bairros com recolhimento porta a porta de móveis velhos e materiais inservíveis, e a coleta seletiva de lixo. Informações e calendários desses serviços estão no site da prefeitura, www.rioclaro.sp.gov.br.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias