Trabalho inclui vistorias casa a casa e mutirão
Com ações intensificadas de prevenção à dengue, Rio Claro participa da semana estadual de mobilização de arboviroses. O trabalho da Fundação Municipal de Saúde inclui vistorias em imóveis e ações informativas de conscientização à população.
As visitas casa a casa acontecem ininterruptamente e nesta semana estão sendo feitas também vistorias em imóveis desocupados. Na quarta-feira (12) as ações serão nos bairros Vila Industrial e Chácara Rupiara, que recebem mutirão de combate à dengue. A mobilização inclui ainda colocação de cartazes em comércios reforçando a importância de eliminar criadouros e prevenir a dengue.
Neste ano Rio Claro tem 4.454 casos de dengue, com oito óbitos. “As medidas preventivas precisam ser adotadas por todos para que as ações adotadas pelo poder público sejam efetivas”, observa Valdirene Bordin, que coordena o setor de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Na terça-feira equipe do CCZ participou da feira das empreendedoras no Jardim Público, levando informações sobre como evitar a dengue. A ação se repetirá na quinta-feira.
As autoridades sanitárias ressaltam que pequena quantidade de água é suficiente para a reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A população deve ficar atenta e deixar as residências e ambiente de trabalho organizados e sem nenhum recipiente que possa acumular água. Esta medida simples faz a diferença para evitar novos casos da doença.



