domingo, junho 22, 2025
InícioSaúdeSecretaria de Saúde de SP não recomenda testes rápidos de coronavírus

Secretaria de Saúde de SP não recomenda testes rápidos de coronavírus

FIQUE ATUALIZADO

Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real ( clique aqui)

covid-19
Foto: Bruno Concha/Fotos Públicas

Testes rápidos para a Covid-19 não são indicados para observação individual

O coordenador de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Paulo Menezes, destacou que os testes sorológicos para identificar a Covid-19 não são indicados, podendo gerar resultados falsos positivos ou negativos.

“Os testes rápidos tem uma probabilidade de erro maior, em torno de 5%, então para um indivíduo isso pode gerar uma impressão equivocada de segurança”, explicou o coordenador. Ainda segundo Menezes, “esses testes são importantes para a investigação de uma população, mas não para observar o comportamento da doença em um indivíduo”.

Sobre o mesmo assunto, o médico João Gabbardo, do comitê de contingência do novo coronavírus em São Paulo, acrescentou que “o teste mais indicado para análise individual é o PCR”, referindo-se ao modelo que observa o conteúdo molecular para identificar a presençao do vírus.

Os testes sorológicos também foram desaconselhados pela microbiologista Natalia Pasternak , que reforçou, em entrevista ao Roda Viva na noite de segunda-feira (29), que a testagem deve ser evitada pela população.

Fonte: IG SAÚDE

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias