Um homem de 28 anos foi preso na noite desta sexta-feira (8) por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito em Rio Claro (SP). A ocorrência foi registrada pelo Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) por volta das 21h45, na Avenida 68, no bairro Vila Olinda.
Segundo a Polícia Militar, durante patrulhamento, a equipe abordou um veículo Jetta preto conduzido pelo suspeito, que estava acompanhado de sua companheira, também de 28 anos. Durante a busca veicular, os policiais localizaram, embaixo do banco do motorista, uma pistola Browning oxidada, calibre 9 milímetros, com numeração T364471, carregada com 12 munições intactas.
O homem informou que havia comprado a arma por R$ 7 mil, alegando ter sido ameaçado no local onde trabalha. Ele não apresentou documentação e não informou onde adquiriu o armamento.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante pelo crime previsto no artigo 16 do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03). O suspeito foi encaminhado ao plantão policial, onde teve a prisão ratificada pela autoridade competente e permanece à disposição da Justiça. O veículo foi liberado para a passageira.