Cinco cães foram resgatados na tarde de segunda-feira (28), no bairro Jardim Novo, em Rio Claro (SP), após uma denúncia anônima de maus-tratos. A ocorrência foi atendida por uma equipe da Patrulha Ambiental/Animal da Guarda Civil Municipal, com apoio da Polícia Militar e de protetoras independentes.
De acordo com o boletim, a denúncia indicava que dez filhotes estariam vivendo em condições precárias, em meio a fezes, sem acesso a água ou comida, sem cobertura, vacinação ou tratamento contra carrapatos. A equipe foi até o local e encontrou cinco cães: duas fêmeas adultas — Cavala, de aproximadamente 1 ano, e Madonna, de cerca de 7 anos — além de três filhotes de aproximadamente 7 dias.
Durante a vistoria, os agentes constataram que os animais estavam ativos, com escore corporal adequado, e tinham abrigo, água e ração. No momento da visita, foi identificado que a vasilha de água estava suja por conta da chuva, mas o tutor prontamente trocou o conteúdo.
A médica veterinária do Departamento de Proteção Animal, que acompanhou a ocorrência, não identificou maus-tratos, mas fez recomendações ao tutor, entre elas manter água limpa sempre disponível e realizar melhorias no espaço dos animais. Foi ainda oferecido apoio para a castração da cadela Cavala após o fim do período de amamentação.
O tutor, no entanto, declarou não ter condições financeiras de realizar todas as adequações exigidas. Diante disso, decidiu entregar voluntariamente Cavala e os três filhotes a um grupo de protetoras que acompanhava o caso. Os animais foram encaminhados para uma ONG de proteção animal.
A Guarda Civil orientou o tutor sobre as implicações legais de maus-tratos e a equipe de proteção animal deve retornar ao local em duas semanas para nova vistoria.