Um bebê de sete meses foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA 29), em Rio Claro (SP), após a mãe informar que a criança teria ingerido uma bituca de cigarro de maconha na manhã desta sexta-feira (28).
De acordo com o registro policial, a Guarda Municipal foi acionada pela equipe de enfermagem da unidade para atender a ocorrência. A mãe, relatou que havia deixado o bebê sob os cuidados do irmão enquanto levou o outro filho à escola. Ao retornar, foi informada que a criança teria mastigado e engolido uma bituca de maconha que estava na residência. Segundo ela, o objeto era de sua propriedade.
Diante da situação, a própria mãe levou o bebê até a UPA, onde a equipe médica determinou que a criança permanecesse sob observação por 24 horas, com acompanhamento contínuo da responsável. Foram realizados exames de raio-x, que, inicialmente, não identificaram a presença da substância no estômago da criança. Exames de sangue também seriam realizados.
Enquanto a ocorrência era registrada no Plantão Policial, a Guarda Municipal recebeu a informação de que a mãe havia deixado a unidade de saúde com a criança antes da liberação médica.
A direção da UPA e a Guarda Municipal entraram em contato com o Conselho Tutelar para comunicar o fato. Segundo o registro, foi informado que o órgão não se deslocaria até a unidade naquele momento, pois a genitora estava acompanhando o filho.
O caso foi registrado no Plantão Policial de Rio Claro e será analisado pelas autoridades competentes.


