quinta-feira, 15 janeiro, 2026
InícioSegurança e PolíciaCâmeras integradas auxiliam GCM na apreensão de veículo suspeito de adulteração em...

Câmeras integradas auxiliam GCM na apreensão de veículo suspeito de adulteração em Rio Claro

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Rio Claro (SP) apreendeu, na manhã de terça-feira (14), um veículo suspeito de ser “dublê”, com apoio do sistema de monitoramento por câmeras integradas. A ocorrência foi registrada por volta das 11h33, na área central da cidade.

De acordo com a GCM, a identificação do veículo ocorreu a partir de informações repassadas por meio de um convênio com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que integra as câmeras de monitoramento de Rio Claro ao sistema de Leitura Automática de Placas da PRF. O alerta indicava que um Volkswagen Nivus, possivelmente irregular, estaria circulando pelo município.

Segundo as informações, o veículo original está registrado no estado de Goiás, onde o proprietário já havia comunicado às autoridades a suspeita de clonagem. Na análise das imagens, foi constatado que o carro original possui engate para carreta, item inexistente no veículo identificado em Rio Claro, além de apresentar circulação frequente pelos pontos de monitoramento eletrônico da cidade.

Durante patrulhamento na região central, a equipe localizou o veículo estacionado, sem ocupantes. Na averiguação, os agentes constataram indícios de alteração no QR Code da placa. A numeração do chassi e dos vidros correspondia ao veículo, porém apresentava sinais de possível adulteração.

Diante da situação, foi solicitado um profissional especializado para realizar a abertura do automóvel, que possui câmbio automático, a fim de evitar danos durante o guinchamento. O veículo foi encaminhado ao plantão policial, onde a autoridade de plantão determinou o registro de boletim de ocorrência por adulteração de veículo e o envio do automóvel para perícia.

A Guarda Civil Municipal informou que segue atuando de forma integrada com outros órgãos de segurança e reforçou que a população pode acionar a corporação pelos telefones 153 ou 0800 771 1532.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias