Um cão da raça pitbull atacou uma pessoa e foi recolhido pelo Departamento de Proteção Animal do município na tarde deste sábado (5), no Residencial das Flores, em Rio Claro (SP). A Guarda Municipal foi acionada para atender a ocorrência de um animal agressivo solto em via pública.
Segundo informações da Guarda Municipal, a equipe foi acionada via CCOM (Centro de Comunicação e Operações Militares) para atender a um chamado de um cão agressivo que teria ferido um senhor. Ao chegarem ao local, na Avenida M-65, a vítima já havia sido socorrida e, por essa razão, não foi qualificada pelos guardas.
De acordo com um dos guardas municipais, não é a primeira vez que o referido cachorro causa perigo a terceiros em via pública devido ao descuido de seu tutor. O Departamento de Proteção Animal do Município acompanhou a ocorrência e, após análise técnica da veterinária responsável, entendeu que, para a segurança do próprio cão e de terceiros, o pitbull deveria ser recolhido ao Canil Municipal.
O tutor do animal, por sua vez, negou as acusações de descuido. O caso reforça a importância da responsabilidade dos proprietários de animais de grande porte, especialmente em áreas urbanas, para garantir a segurança da população e o bem-estar dos próprios animais.