A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, nesta quinta-feira (6), um alerta para a formação de fortes tempestades entre sexta-feira (7) e sábado (8), devido à atuação de um ciclone extratropical na costa da Região Sudeste. O fenômeno deve intensificar áreas de instabilidade e provocar chuvas intensas, rajadas de vento e possibilidade de granizo em várias regiões do estado.
De acordo com o órgão, a combinação entre o calor pré-frontal, o avanço de uma frente fria e a circulação do ciclone cria condições para tempestades severas, com granizo isolado, raios frequentes e ventos extremamente fortes, que podem causar danos, principalmente em áreas urbanas e litorâneas.
As rajadas de vento podem chegar a 115 km/h no Litoral Norte; 110 km/h na Baixada Santista, Vale do Ribeira e região de Itapeva; 100 km/h na Grande São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira; e 95 km/h nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara.
Os acumulados de chuva devem variar entre médio e alto em diferentes regiões:
- Médio acumulado: Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Itapeva, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Baixada Santista e Litoral Norte.
- Alto acumulado: Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara.
- Muito alto acumulado: Presidente Prudente e Marília.
Condições na capital paulista
Em São Paulo, a sexta-feira (7) começou com nebulosidade e elevação das temperaturas. Ao longo do dia, o sol deve aparecer e os termômetros podem chegar aos 28°C, com umidade mínima próxima de 35%. À noite, há possibilidade de chuva isolada e passageira, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
No sábado (8), estão previstas pancadas de chuva fortes entre a madrugada e o amanhecer, acompanhadas de trovoadas, raios e ventania com rajadas acima de 80 km/h. Há risco de alagamentos e queda de árvores. As temperaturas variam entre 16°C e 26°C.
No domingo (9), o tempo deve ficar mais frio e seco, com garoa entre a madrugada e a manhã. As temperaturas devem variar entre 15°C e 20°C.
Região Sul também deve ser afetada
Um sistema frontal formado na Argentina atingiu a Região Sul nesta sexta-feira, provocando forte instabilidade. O litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina pode registrar rajadas de vento de até 100 km/h, além de chuva intensa que pode ultrapassar 100 mm em 24 horas. No Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul, há risco de queda de granizo.
O sistema deve avançar para o litoral da Região Sudeste na manhã de sábado (8), com ventos de até 60 km/h.
Ações integradas e orientações à população
As Defesas Civis do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro atuarão de forma integrada, com monitoramento constante da evolução do sistema para coordenar ações preventivas.
As principais recomendações à população são:
- Evitar áreas arborizadas e não estacionar veículos sob árvores;
- Recolher objetos soltos em varandas e quintais;
- Durante tempestades, evitar áreas abertas, estruturas metálicas e contato com água;
- Não atravessar áreas alagadas;
- Em caso de fio energizado sobre o veículo, permanecer dentro do carro e acionar o Corpo de Bombeiros (193).
O alerta segue válido até o final do sábado, com atualização conforme o avanço do sistema.



