A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para risco elevado de queimadas e incêndios florestais entre esta segunda-feira (29) e sexta-feira (3). O aviso vale para diversas regiões do estado devido ao calor intenso e à baixa umidade do ar.
As áreas mais afetadas incluem Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Marília, Bauru, Campinas, Sorocaba, Araraquara, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba.
De acordo com o Mapa de Risco de Incêndio, essas regiões estão classificadas em nível de emergência, o mais grave dentro da escala de quatro estágios (baixo, alto, alerta e emergência).
A Sala de Situação SP Sem Fogo segue monitorando as condições climáticas e os focos de incêndio, emitindo boletins preditivos que permitem planejar ações de prevenção e combate. Com isso, brigadistas e equipamentos podem ser remanejados para os horários mais críticos.
O clima seco favorece a rápida propagação do fogo, principalmente em áreas de vegetação rasteira, seca e em pastagens. Além dos danos ambientais, as queimadas também afetam a saúde da população, aumentando casos de problemas respiratórios e agravando doenças crônicas.
Orientações à população
- Não use fogo para limpeza de terrenos, pastagens ou áreas agrícolas.
- Não descarte bitucas de cigarro em áreas de vegetação.
- Redobre os cuidados com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
- Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.