Dois homens morreram em uma troca de tiros com policiais do 10º BAEP (Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar) na noite deste domingo (5), em uma área de mata no Distrito da Assistência, zona rural de Rio Claro (SP).
Segundo o boletim de ocorrência, as equipes do BAEP patrulhavam a cidade após receberem informações de que dois indivíduos em uma motocicleta BMW, com placa falsa PRT4C46, haviam atirado contra uma viatura da Polícia Militar durante tentativa de abordagem no bairro Jardim Novo.
Durante as buscas, os policiais localizaram a motocicleta na Avenida 1, no Distrito da Assistência. Ao perceberem a aproximação das viaturas, os suspeitos fugiram em alta velocidade, perderam o controle e caíram em uma estrada de terra, fugindo a pé para o matagal.
De acordo com o 2º Sargento, responsável pela ocorrência, os indivíduos atiraram contra os policiais, que reagiram aos disparos. Na troca de tiros, os dois homens foram atingidos e morreram no local.
Um deles foi identificado como Pedro Moreno Ribeiro Junior, 31 anos, que portava uma pistola Luger Grand Power Q100 calibre 9mm, com numeração suprimida. O outro indivíduo, ainda não identificado, estava com um revólver Taurus calibre 38, também sem numeração.
Os policiais informaram que agiram em legítima defesa e no estrito cumprimento do dever legal. As armas usadas pelos criminosos e pelos policiais foram apreendidas para perícia.
A motocicleta usada pelos indivíduos foi constatada como produto de furto ocorrido em Santa Bárbara d’Oeste (SP) em 1º de agosto deste ano. O veículo foi encaminhado ao pátio do Auto Socorro São Lucas.
A Perícia Técnica esteve no local e recolheu cápsulas deflagradas. O SAMU e o Corpo de Bombeiros também atenderam à ocorrência e confirmaram os óbitos.
Os corpos foram levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Rio Claro. A Polícia Civil investiga o caso.