Dois indivíduos, apontados como líderes de uma facção criminosa, foram presos em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito na noite deste sábado (12), em Rio Claro (SP). A prisão ocorreu após uma perseguição que terminou em colisão de veículos no bairro Consolação.
Segundo informações da Força Tática da Polícia Militar, durante patrulhamento pelo bairro, a equipe visualizou um veículo Siena ocupado pelos dois indivíduos, que já eram conhecidos por serem lideranças de uma facção criminosa. Havia informações de que eles estariam armados e envolvidos em homicídios recentes na cidade, relacionados à disputa por pontos de venda de drogas.
Ao tentar realizar a abordagem, os acusados empreenderam fuga por diversas ruas do bairro. A perseguição terminou no cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua 21, onde o veículo colidiu com outros carros que estavam parados no sinal vermelho. Após a colisão, os indivíduos desembarcaram do veículo e se jogaram ao solo, em meio a pessoas e veículos, proferindo a frase “perdi!”.
Em busca pessoal, nada de ilícito foi localizado com os indivíduos. No entanto, durante a busca veicular, foi encontrada uma pistola calibre 9mm com 17 munições intactas embaixo do banco do passageiro. Questionados sobre o armamento, os indivíduos alegaram que a arma era para a segurança de ambos, pois estariam sendo ameaçados de morte.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos dois, que tiveram seus direitos constitucionais lidos e foram conduzidos ao Plantão Policial. A prisão foi ratificada pela autoridade policial, e ambos permaneceram à disposição da justiça.
A ação da Força Tática reforça o combate à criminalidade e a atuação das forças de segurança contra o crime organizado na região.