A Guarda Civil Municipal de Rio Claro realizou, na madrugada deste domingo (25), uma operação de fiscalização de trânsito na Avenida João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. A ação teve como objetivo coibir abusos sonoros, a prática de rachas — competições não autorizadas entre veículos — e verificar irregularidades em veículos e condutores.
A operação teve início por volta da meia-noite e contou com a atuação das equipes da Base Móvel, do Grupo de Apoio com Motocicletas (ROMU-GAM) e do supervisor operacional. Durante o trabalho, foram realizadas abordagens preventivas e fiscalizações voltadas, principalmente, a escapamentos com excesso de ruído, conforme a legislação vigente.
Ao final da ação, a Guarda Civil Municipal divulgou o seguinte balanço:
- 39 pessoas abordadas;
- 22 motocicletas fiscalizadas;
- 17 automóveis fiscalizados;
- 16 autos de infração de trânsito lavrados;
- 4 motocicletas recolhidas;
- 1 automóvel recolhido.
Segundo a corporação, todas as medidas adotadas tiveram caráter administrativo e visaram aumentar a segurança viária, além de reduzir transtornos à população causados por condução irregular e poluição sonora.
A Guarda Civil Municipal reforça que operações semelhantes devem continuar ocorrendo em diferentes pontos da cidade e mantém os canais de atendimento à população pelos telefones 153 e 0800-771-1532.



