Um trabalhador morreu na manhã desta quarta-feira (19) após ser atingido por um tronco de eucalipto durante o corte de árvores em uma área rural próxima ao distrito de Assistência, em Rio Claro (SP). O acidente ocorreu por volta das 9h.
Segundo a Polícia Civil, o serviço estava sendo realizado em uma propriedade da Usina Iracema, que havia autorizado a Prefeitura de Rio Claro a retirar três eucaliptos para a recuperação de uma ponte em uma estrada vicinal. O subprefeito de Assistência acompanhava o trabalho.
A vítima, Teodomiro José Teixeira, 66 anos, trabalhava de forma autônoma no corte de árvores e havia sido contratada para a execução do serviço. De acordo com o relato, as duas primeiras árvores foram derrubadas sem incidentes. No corte da terceira, o tronco caiu e, ao tocar um galho de outra árvore ou devido ao aclive do terreno, provocou um contragolpe que atingiu a vítima na cabeça e nas pernas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros foram acionados, mas o óbito foi constatado no local. A Polícia Científica realizou a perícia.
A vítima não utilizava equipamentos de proteção individual no momento do acidente, mas, segundo análise preliminar, o impacto do tronco — em razão do peso e da espessura — teria potencial para causar o resultado mesmo com uso de proteção.
O trabalho era feito com uma motosserra pertencente ao subprefeito. Conforme relatos, o serviço teve início por volta das 8h e o acidente ocorreu cerca de uma hora depois.
Familiares foram avisados no local por uma sobrinha da vítima. Teodomiro morava sozinho em área rural e tinha duas filhas residentes em Rio Claro.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exame necroscópico.



